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Diversidade e tecnologias digitais (vol. 3, Col. ENDIPE)

Coleção Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Vol. 3)

Diversidade e tecnologias digitais

Silas Borges Monteiro
Polyana Olini
(Organizadores)

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    Dando sequência à publicação da coleção de livros, organizada a partir dos simpósios apresentados no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino de 2016 (XVIII ENDIPE), realizado em Cuiabá, Mato Grosso, anunciamos à comunidade acadêmico-científica do campo educativo, bem como aos demais profissionais da Educação, o Volume 3 da Coleção ENDIPE 2016, potencializando o debate a acercar-se de motes que ressoam a didática sintonizada às teorizações e práticas de ensino-aprendizagem, aos tensionamentos e proposições, à formação de professores e a inserção da cultura didática digital na escola pública, tomando como escopo a diversidade e as tecnologias digitais.

    Os textos publicados nesse Volume 3, foram apresentados e discutidos no XVIII ENDIPE, em Cuiabá, Mato Grosso. Obedeceram à proposta do evento ao convidar pesquisadoras e pesquisadores a apresentarem simpósios em torno do tema geral do encontro: Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Publicizamos nosso agradecimento às pessoas que permitiram que suas pesquisas tenham sido disponibilizadas nesta publicação e, por conta do formato eletrônico, chegarão a todas as pessoas que participaram do Encontro em Cuiabá e àquelas que não puderam participar.

    Silas Borges Monteiro (Trecho da Apresentação)

    Apresentação da Coleção ENDIPE 2016

    Esse conjunto de ebook, que ora trazemos a público, é testemunho dos textos apresentados nos simpósios ocorridos no XVIII ENDIPE, realizado em agosto de 2016 em Cuiabá, Mato Grosso. Os textos que compõem estes ebooks responderam ao tema geral do encontro: Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira.

    A publicação destes trabalhos, ainda que muito tardia, cumpre, pelo menos, duas funções: a primeira é a proposta de tornar público e acessível o conhecimento produzido por pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil, a fim de fomentar o debate acerca da Didática e da Prática de Ensino em contextos educacionais concretos, principalmente no que tange à escola pública. Deste modo, o ENDIPE cumpre sua intencionalidade histórica, qual seja, a oferta de elementos teórico-práticos para professoras e professores em todo o território nacional. Esse conhecimento é qualificado e denso, pois decorre de pesquisas e reflexões de profissionais da educação com experiência no ensino, na pesquisa e na extensão. A segunda função destes textos, aqui publicados, mesmo em seu deslocamento histórico, porque não extemporâneo, dois anos depois da realização do Encontro, acaba por ser um registro histórico dos caminhos que a pesquisa em educação tem tomado. Aliás, a tensão que envolveu o ano de 2016, até este momento, acaba por traduzir o que se tem vivido em nosso país nestes dois anos. Os efeitos da tensão do conhecimento produzido em educação, em relação à conjuntura nacional, explicita um pouco a instabilidade constante da academia e do conhecimento científico produzido por políticas públicas equivocadas e ressentidas naquilo que toca às universidades. Desde o início do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff até a eleição do capitão reformado do exército e deputado federal Jair Bolsonaro, contextualizam a publicação destes textos. De certo modo, isso reflete a reconfiguração que passa nosso país. Esses dois anos têm sido marcados por uma espécie de tectonismo político: uma onda conservadora latente começa a provocar instabilidade em nossa frágil democracia.

    O XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino seguiu sua tradição em ser um evento que põe em pauta os temas da conjuntura nacional para o debate, ressaltando que as questões relativas à didática e às práticas de ensino não podem ser pensadas fora do âmbito das políticas públicas que são implementadas no Brasil. A própria noção de que tanto a política quanto a educação andam juntas, foi uma das conquistas teórico-metodológicas do Encontro. Devemos nos lembrar que o ENDIPE nasceu do seminário A Didática em Questão que foi justamente o momento em que a educação recomeça a se preocupar com as questões de conjuntura social, no fortalecimento de uma ideia de que ela não se dá fora de referências socialmente constituídas.
    (Continua…)