Coleção Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Vol. 4)
Formação continuada e desenvolvimento profissional docente
Silas Borges Monteiro
Polyana Olini
(Organizadores)
E-book – Download gratuito!
Por tempo limitado! Aproveite!
Receba o e-book em seu e-mail ou envie para um(a) amigo(a) !
Os artigos deste Volume são decorrentes de pesquisas e estudos acerca do encontro Didática e sua relação com as experiências educativas concretas, com saberes docentes produzidos nas escolas e nas universidades. O Volume é aberto por Filomena Maria de Arruda com o artigo Narrativas e saberes de professoras em exercício nos anos iniciais, seguido por Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva com o texto A formação contínua docente como questão epistemológica. Os saberes profissionais são tratados por Ana Maria Simões Coelho e Júlio Emílio Diniz-Pereira (Profissionalização, profissionalismo e profissionalidade: conceitos em disputa e as possibilidades de se repensar o sentido do magistério) e Marielda Ferreira Pryjma (Saberes da convivência no desenvolvimento profissional do professor). As políticas de formação continuada, bem como experiências de formação contínua são tratadas pelos texto de Hellen Cristina de Souza e Eliane Boroponepá Monzilar e Osvaldo Corezomaé Monzilar (Políticas de formação continuada e a educação escolar em Mato Grosso), Márcia Helena de Moraes Souza (Política de educação profissional e tecnológica em Mato Grosso: para onde vamos?), Anna Maria Pessoa de Carvalho e Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana (A tipologia das pesquisas em formação continuada de professores e conclusões alcançadas) e, finalmente, Sandra Valéria Limonta Rosa (Formação continuada de professores da Educação Básica por meio da pesquisa-ação colaborativa: a materialidade da relação universidade-escola). Essas pesquisas mostram de forma contundente a relação das experiências formativas com os saberes docentes nas escolas e nas universidades, sob a perspectiva das políticas públicas, em especial, políticas de profissionalização docente.
Desejamos a todas as pessoas, excelente leitura e reflexão.
Silas Borges Monteiro
Polyana Olini
(Trecho da apresentação do Volume 4)
Apresentação da Coleção ENDIPE 2016
Esse conjunto de ebook, que ora trazemos a público, é testemunho dos textos apresentados nos simpósios ocorridos no XVIII ENDIPE, realizado em agosto de 2016 em Cuiabá, Mato Grosso. Os textos que compõem estes ebooks responderam ao tema geral do encontro: Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira.
A publicação destes trabalhos, ainda que muito tardia, cumpre, pelo menos, duas funções: a primeira é a proposta de tornar público e acessível o conhecimento produzido por pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil, a fim de fomentar o debate acerca da Didática e da Prática de Ensino em contextos educacionais concretos, principalmente no que tange à escola pública. Deste modo, o ENDIPE cumpre sua intencionalidade histórica, qual seja, a oferta de elementos teórico-práticos para professoras e professores em todo o território nacional. Esse conhecimento é qualificado e denso, pois decorre de pesquisas e reflexões de profissionais da educação com experiência no ensino, na pesquisa e na extensão. A segunda função destes textos, aqui publicados, mesmo em seu deslocamento histórico, porque não extemporâneo, dois anos depois da realização do Encontro, acaba por ser um registro histórico dos caminhos que a pesquisa em educação tem tomado. Aliás, a tensão que envolveu o ano de 2016, até este momento, acaba por traduzir o que se tem vivido em nosso país nestes dois anos. Os efeitos da tensão do conhecimento produzido em educação, em relação à conjuntura nacional, explicita um pouco a instabilidade constante da academia e do conhecimento científico produzido por políticas públicas equivocadas e ressentidas naquilo que toca às universidades. Desde o início do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff até a eleição do capitão reformado do exército e deputado federal Jair Bolsonaro, contextualizam a publicação destes textos. De certo modo, isso reflete a reconfiguração que passa nosso país. Esses dois anos têm sido marcados por uma espécie de tectonismo político: uma onda conservadora latente começa a provocar instabilidade em nossa frágil democracia.
O XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino seguiu sua tradição em ser um evento que põe em pauta os temas da conjuntura nacional para o debate, ressaltando que as questões relativas à didática e às práticas de ensino não podem ser pensadas fora do âmbito das políticas públicas que são implementadas no Brasil. A própria noção de que tanto a política quanto a educação andam juntas, foi uma das conquistas teórico-metodológicas do Encontro. Devemos nos lembrar que o ENDIPE nasceu do seminário A Didática em Questão que foi justamente o momento em que a educação recomeça a se preocupar com as questões de conjuntura social, no fortalecimento de uma ideia de que ela não se dá fora de referências socialmente constituídas.
(Continua…)
Silas Borges Monteiro
Polyana Olini
(Trecho da apresentação da Coleção)